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Poder do estímulo dos cinco sentidos em Marketing

18 Nov 2016
Poder do estímulo dos cinco sentidos em Marketing

Alavancar as vendas sempre é o objetivo e o desafio nos PDVs. Com a concorrência acirrada, o estudo sobre o comportamento do consumidor se tornou um ponto determinante para se entender o processo de compra e desenvolver ferramentas que despertem o interesse do publico alvo sobre um determinado produto ou marca.


O Marketing Sensorial, apesar de seu principio básico, que é estimular os cinco sentidos do ser humano, tem um efeito muito eficaz no processo de efetivação da compra. Para isso as ferramentas devem ser construídas com foco no consumidor e devem ser empregadas corretamente no PDV.


Visão: Este sentido é o primeiro a se manifestar no processo de escolha, um dos principais, uma vez que com ele a assimilação e o acesso ao produto são imediatos. É através da visualização que o consumidor forma o primeiro conceito sobre o produto ou marca. Por esse motivo é de extrema importância o cuidado diário do PDV, que deve estar sempre com o layout e exposição dos produtos de maneira organizada e atrativa, pois a confusão visual pode gerar desconforto no consumidor que não chegará ao próximo passo. O design e a embalagem dos produtos também devem ser desenvolvidos para atrair o olhar de forma positiva.


Tato: Através deste sentido, a percepção criada através da visão, é transformada em conhecimento e sensação de posse sobre o produto. Para criar essa sensação de afinidade e intimidade entre consumidor e produto/marca é necessário que o PDV tenha uma disposição que permita este fácil acesso ao item de desejo, pois qualquer dificuldade para o contato com o produto pode quebrar o processo levando a perda de interesse do consumidor. O item em si precisa ser de fácil utilização, intuitivo e agradável fisicamente para que a imagem formada no processo inicial se concretize.


Audição: Dentro de um processo de compra este sentido deve ser estimulado através do som ambiente, que se usado adequadamente, cria uma atmosfera agradável e acolhedora mantendo por mais tempo o consumidor dentro do PDV. O som ambiente deve ser pensado conforme o público alvo e não deve ser “pesado” e alto, pois assim gera desconforto e incômodo ao cliente que não vai conseguir ficar tempo a suficiente para efetivar uma compra e não vai conseguir se comunicar com o promotor para ser verbalmente estimulado a compra.


Olfato: Este é um dos sentidos que mais geram lembrança e depois da visão é o sentido que mais tem facilidade de despertar emoções. A marca que tem uma identidade visual pode reforça-la através do aroma, que pode ser desenvolvido exclusivamente para aquela marca e/ou PDV. O cliente que tem uma experiência positiva com esta marca sempre que passar próximo ao estabelecimento e sentir o aroma vai ter a lembrança e intuitivamente poderá ser atraído as compras. Também é uma forma de mantê-lo por mais tempo no local pela sensação agradável de bem estar.


Paladar: Este sentido é muito efetivo para produtos alimentícios, por esse motivo é importante permitir ao cliente a degustação. Principalmente quando se trata de lançamento de produto, a degustação, deve ser explorada, pois desperta o interesse no cliente de adquirir o produto que lhe agradar o paladar. Em geral o consumidor já tem suas marcas e produtos preferidos e poucos arriscam trocar por um novo no mercado, assim tanto a degustação como experimentação os deixa mais tranquilos para adquirir uma novidade.


Para toda a simples ação dentro do marketing sensorial, a Logística Promocional se torna o alongamento do processo que se inicia internamente nestas corporações. Entendemos que grandes ações necessitam de grandes profissionais e grandes parcerias, pois está nos simples detalhes a chave de uma ação bem sucedida.


Berthaline Santana